top of page

Rudolf Steiner, 1861-1925.

Pedagogia Waldorf

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

    Rudolf Steiner, “pai” da pedagogia Waldorf, foi um filósofo austríaco que desenvolveu uma linha de conhecimento do ser humano que designou por Antroposofia – Sabedoria do Homem, no princípio do séc. XX. Esta filosofia esteve na base do desen-volvimento da Pedagogia Waldorf, da agricultura biodinâmica, da medicina antroposófica, da pedagogia curativa e das artes em geral. Em 1919, em Estugarda, na Alemanha, pôs em prática as suas ideias pedagógicas através da criação de uma escola para os filhos dos operários da fábrica de cigarros Waldorf-Astória (daí o seu nome), que funciona até hoje. Distinguiu-se desde logo, por ideias e métodos inovadores acerca do desenvolvimento mental, físico e emocional da criança.

 A Pedagogia Waldorf, fundamentada na Antroposofia, compreende o Homem nos seus aspetos físico, psico-emocional e espiritual. Explica e fundamenta o desenvolvimento humano segundo etapas de sete anos, denominadas septénios, e apresenta as características específicas de cada idade e consequentes necessidades educativas.

   

    A partir da análise das dimensões específicas do ser humano: o pensar, o sentir e a vontade, Steiner concebeu as bases da educação, para responder às necessidades intrínsecas da criança, do jovem e do adulto, e que se mantém atuais nos dias que correm.

Segundo ele, uma sociedade só se pode configurar e desenvolver de forma sadia e adequada às solicitações da época se não “desprezar” as dimensões essenciais do ser humano e conseguir integrar harmoniosamente o sentir, o pensar e o querer.

    Todas estas dimensões são trabalhadas no Jardim de Infância de forma intencional e planeada: todas as propostas têm um sentido pedagógico. As atividades físicas desenvolvem o querer, a vontade; as atividades artísticas promovem o sentir; o pensar é cultivado por atividades diferenciadas de acordo com o desenvolvimento da criança, que começam pelo fomento da imaginação através de contos, lendas e mitos.

   O facto de não se exigir ou cultivar um pensar abstrato, intelectualizado muito cedo, é uma das características marcantes da pedagogia Waldorf em relação a outros modelos pedagógicos. Acreditamos que a oportunidade de “ser criança” é fundamental para o “ser adulto” de amanhã.

Em traços gerais, esta pedagogia:

Estimula a criatividade, o pensamento vivo e perspicaz;

  • Incentiva a capacidade de concentração e empenho;

  • Proporciona vivências que permitem à criança colher recursos para a vida;

  • Ajuda as crianças a serem suaves por fora e fortes por dentro.

     

     

     

     

bottom of page